Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Isoetes martii A.Braun LC

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 25-05-2012

Criterio:

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie possui ação antiofídica, tem ampla distribuição e está presente em unidades de conservação (SNUC).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Isoetes martii A.Braun;

Família: Isoetaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Distribuição

A espécie ocorre nos Estados Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul (Prado et al., 2012).Os registros indicam que a espécie ocorre em altitude cerca de 2.350 m (CNCFlora, 2011).

Ecologia

A espécie é uma herbácea aquática, ocorrendo em corpos de água parada ou corrente, chegando em alguns lugares a profundidade de 1 m (Condack, 2006)Os registros botânicos de Condack (2006) indicam que a espécie pode ocorre tanto submerso como a beira do córrego, formando pequenas ilhas de vegetação que possivelmente passaram por um período submersão (Condack, J. P., 413, NYBG 1184049)

Ameaças

6.3 Water pollution
Detalhes As atividades antrópicas ameaçam a conservação das nascentes do Parque Nacional do Itatiaia, local onde a espécie apresenta a maioria dos registros. O rio Campo Belo, por exemplo, que inicia no planalto, torna-se cada vez mais contaminado a medida que se aproxima da cidade de Itatiaia, devido principalmente a lançamento de resíduos e vazamento de fossas. Segundo o estudos realizado, as águas do rio Campo Belo encontram-se impróprias, inclusive para recreação, em função de contaminações (FBDS, 2000).

6.3 Water pollution
Detalhes Burger (2000) relata que na regiãode lagunas no norte de Rio Grande do Sul apresenta algumas plantas aquáticas emseu limite setentrional. Nesta área a ameaça aos banhados, lagoas e demaisáreas úmidas é proveniente de duas fontes que atingem de forma intensa osdiferentes ambientes. A primeira delas é a pressão urbana dos balneárioslitorâneos, que aterra ambientes para ampliação das áreas urbanas, paradepósito de lixo, despeja os esgotos nas lagoas, retira água das lagoas paraconsumo e ainda pressiona com a pesca (esportiva e comercial). A segunda é aagricultura, que nos banhados é a orizicultura que utiliza a água parairrigação, drena as áreas alagadiças para transformá-las em cultivos econtamina o ambiente com agrotóxicos, adubos e combustível.

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: "Vulnerável" (VU), segundo a Lista vermelha da flora do Brasil (Biodiversitas, 2005).

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: "Deficiente de dados" (DD), segundo a lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), Anexo 2.

Usos

Referências

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- CONDACK, J. P. S. Pteridófitas ocorrentes na região alto montana do Parque Nacional do Itatiaia: análise florística e estrutural. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro, RJ: Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2006.

- VILAR, J. C. Ofidismo em Sergipe: epidemiologia e plantas da caatinga utilizadas popularmente como antiofÌdicas. Dissertação de mestrado. Sergipe: Universidade Federal de Sergipe, 2004.

- VILAR, J. C.; CARVALHO, C. M.; FURTADO, M. F. D. Ofidismo e plantas utilizadas como antiofídicas. Biologia Geral e Experimental, v. 6, n. 1, p. 3-36, 2005.

- FBDS - FUNDAçãO BRASILEIRA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTáVEL. O Parque Nacional do Itatiaia, Cadernos para o Desenvolvimento Sustentável, Rio de Janeiro, RJ, p.173, 2000.

- BURGER, M. I. Situação e ações proritárias para a conservação de banhados e áreas úmidas da zona costeira, Agência Natural de Petróleo e Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Porto Alegre, RS, p.60, 2000.

- SALINO, A.; ALMEIDA, T. E. Isoetaceae. In: STEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A.; SOBRAL, M. COSTA, D. P. KAMINO, L. H. Y. Plantas da floresta atlântica. Rio de Janeiro, RJ: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, p.516, 2009.

- PRADO, J.; SYLVESTRE, L.; PEREIRA, J. B. Isoetaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB091271>.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

Como citar

CNCFlora. Isoetes martii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Isoetes martii>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 25/05/2012 - 21:04:47